A mensagem, também disponível em vídeo e áudio, apresenta três temas principais: o da apresentação de algumas propostas para o novo ano pastoral, o Sínodo dos Bispos e o Dia da Igreja Diocesana.
Na primeira parte, D. António Marto recomenda, “de modo particular, a prática da leitura orante (lectio divina) da Palavra de Deus para cada domingo e a audição do respetivo podcast, publicados semanalmente, e a utilização das catequeses do Papa Francisco sobre a Eucaristia, enriquecidas com textos da Palavra de Deus”.
A segunda parte é dedicada à XVI Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos. Para além de referências à sinodalidade como elemento constitutivo da Igreja, é explicado que o Papa deseja “que toda a Igreja seja desde já envolvida no caminho sinodal, pois, segundo as suas palavras, «o caminho da sinodalidade é o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milénio»”. D. António Marto aponta duas datas muito importantes a curto prazo no caminho sinodal que se realiza até Outubro de 2023: 10 de Outubro, abertura do Sínodo, pelo Papa, no Vaticano, e 17 de Outubro, na Sé de Leiria, o encontro e celebração de abertura do Sínodo na diocese .
Finalmente, na terceira parte da mensagem D. António Marto informa que, este ano não haverá a habitual celebração comum no dia da Igreja diocesana. A celebração será feita a nível paroquial, pelo que o Bispo diocesano confia “aos pastores, especialmente aos párocos, o zelo pastoral para aproveitar as indicações do departamento diocesano de Liturgia”.
Fotografia de D. António Marto: imagem extraída da mensagem em vídeo / Diocese de Leiria-Fátima