Na nota pastoral, o bispo de Leiria-Fátima pede aos diocesanos a “generosa adesão” e o “empenho” à peregrinação espiritual. Os diocesanos são convidados a realizar oito dias de peregrinação espiritual ao Santuário de Fátima, entre 14 e 21 de Março, onde vão ser “ajudados” por vídeos que serão publicados nas redes sociais da diocese na véspera de cada dia a que dizem respeito.
O cardeal anuncia que virá a Fátima no último dia da peregrinação espiritual e que trará os seus diocesanos no coração: “No último dia, irei ao Santuário de Fátima levando-vos a todos no coração e ali rezarei por vós e pelo fim do flagelo da pandemia, confiando-nos a todos à protecção da Mãe do Céu e nossa Padroeira”.
O prelado recorda os motivos do cancelamento da peregrinação presencial: “por razões de preservação do bem comum da saúde”.
Programa:
No primeiro dia, 14 de Março, o bispo diocesano preside à Eucaristia às 11h30, na Sé.
Entre 15 e 19 de Março, é pedido que a peregrinação espiritual seja vivida, às 21h00, “em sintonia e comunhão com toda a diocese", com as breves propostas em vídeo, “um fruto da Palavra de Deus, uma meditação, um salmo e o convite a continuar por momentos a oração em casa”.
Na solenidade de São José, 19 de Março, será feita uma proposta para “as famílias celebrarem o Dia do Pai em casa”.
No dia seguinte, 20 de Março, realiza-se a vigília de oração com jovens, presidida por D. António Marto, às 21h30, na igreja de Nossa Senhora da Encarnação.
A peregrinação espiritual da Diocese de Leiria Fátima encerra, no dia 21 de Março, com a oração do rosário, às 10h15, e a celebração da Eucaristia, às 11h00, na basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, no Santuário.
Depois de ter escrito a nota pastoral, D. António Marto endereçou aos seus diocesanos uma mensagem em vídeo sobre a peregrinação espititual: https://youtu.be/coumSC6vvFE
Créditos da Fotografia: Diocese de Leiria-Fátima