No Santuário, na noite de dia 19 haverá uma Vigília na Basílica de Nossa Senhora do Rosário. No dia 20, a missa das 11h será presidida pelo cardeal D. António Marto. (À hora do fecho da edição ainda não se sabia se estas celebrações já poderão contar com a presença de peregrinos, mas irão ser transmitida pelos meios digitais).
No dia 20 o Santuário partilhará nas suas redes sociais um documentário sobre a vida e a importância dos Pastorinhos. Trata-se de um documentário onde se recupera a canonização com o Papa Francisco e onde se ouvem várias e diversificadas personalidades sobre os dois primeiros santos de Fátima e o que esteve na origem da sua canonização.
Também a Paróquia prepara a Semana dos Pastorinhos para os dias entre 13 a 20 de Fevereiro. “No ano passado celebrávamos a festa dos Pastorinhos com o centenário da entrada no Céu de Santa Jacinta, a 20 de Fevereiro. No presente ano, não poderemos levar a efeito muitas actividades, como gostaríamos de fazer. No entanto, não deixaremos de celebrar, a 13, a recordação da Irmã Lúcia e, no dia 20, a festa litúrgica dos Santos Francisco e Jacinta”, informa padre Rui Marto.
O pároco destaca a colaboração que está a ser preparada pelas famílias para a Semana dos Pastorinhos: “Como o principal é fazer o que Nossa Senhora pediu, rezar o terço, como rezaram os Pastorinhos, e sacrificar-se pelos pecadores, em cada dia desta semana uma família da catequese rezará em sua casa o terço e fará a gravação para poder ser útil aos que navegam ou estão em sintonia com a Paróquia através do facebook da paróquia ou do jornal, e também no site da paróquia. Nesta oração pediremos a intercessão de São Francisco e de Santa Jacinta junto de Jesus, para que nos livre rapidamente da pandemia e de tantos males, acolha no céu os que morrem e cure todos os doentes, e que as famílias da nossa Paróquia e do mundo sejam mais amigas de Jesus e de Nossa Senhora”.
Foto: Santuário de Fátima