A maior parte provém de Portugal, mas fizeram-se igualmente anunciar, junto dos serviços do Santuário, peregrinos organizados provenientes de mais de 20 países, sobretudo dos continentes europeu, asiático e americano.
Este ano, é o cardeal Juan José Omella, arcebispo de Barcelona, que preside às celebrações de Maio. Será a primeira vez que assume o papel de presidente de uma grande peregrinação na Cova da Iria. Em 2023, esteve em Portugal por ocasião da Jornada Mundial da Juventude e enalteceu o acolhimento português aos jovens espanhóis.
Juan José Omella foi ordenado presbítero a 20 de Setembro de 1970 e, em Julho de 1996, foi nomeado bispo auxiliar de Saragoça. Em 23 de Dezembro de 2017, o Santo Padre designou-o membro do Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica e, em Julho de 2017, foi eleito cardeal.
A Peregrinação Internacional Aniversária de Maio faz memória da primeira aparição de Nossa Senhora aos três Pastorinhos, em 1917, em que lhes pediu: “Rezem o terço todos os dias, para alcançarem a paz para o mundo e o fim da guerra”.
Volvidos 107 anos, “o desafio de orar é tão actual quão necessário”, refere o Santuário, numa informação disponibilizada no seu site, acrescentando que o programa que aguarda os peregrinos na Cova da Iria, a 12 e 13 de Maio, convida à oração colectiva, mas também a momentos de silêncio e introspecção.
Leia a notícia completa na edição impressa do Noticias de Fátima no dia 10 de maio de 2024.
Como colaborar | Notícias de Fátima (noticiasdefatima.pt)