O Santuário de Fátima acolheu, nos dias 12 e 13 de Maio, a primeira grande peregrinação do ano, que voltou a contar com a presença de milhares de fiéis. Visivelmente satisfeito, o reitor da instituição reconheceu que “as restrições impostas pela situação de pandemia muito limitaram” a vida do Santuário nos últimos dois anos. “Em Maio de 2020 não tivemos peregrinos”, exemplificou o padre Carlos Cabecinhas, sublinhando que “num século de história foi a primeira vez” que tal aconteceu. “Mas também a celebração do passado ano teve enormes limitações”, acrescentou. Mas deixou claro que a queda das restrições “não significa uma menor responsabilidade”. “Continuamos a sugerir, por exemplo, aos peregrinos o uso de máscara, sobretudo nos lugares de maior aglomeração de pessoas”, disse, reforçando: “Já não existe uma obrigação do uso de máscara, mas a máscara não está proibida, o que significa que, sobretudo, nos lugares de maior aglomeração nós não deixaremos de continuar a sugerir a utilização de máscara como medida preventiva”.
Presença crescente de grupos organizados
Entre os peregrinos que assistiram às cerimónias, destaque também para o número de grupos organizados. Até ao dia 12 de Maio, fizeram-se anunciar nos serviços do Santuário 119 grupos: 62 de Portugal; 4 da Alemanha; 2 da Áustria; 4 do Brasil; 2 de Cabo Verde; 1 do Canadá; 1 da Croácia; 1 de el Salvador; 1 da Eslováquia; 4 da Espanha, 6 dos EUA; 1 das Filipinas; 4 da França; 2 de Gibraltar; 2 da Irlanda; 12 de Itália; 1 da Letónia; 1 de malta; 2 dos México; 2 da Polónia; 1 da República Dominicana; 1 da Suíça e 1 do Vietname.
De acordo com o padre Carlos Cabecinhas, a partir de Março o Santuário tem vindo a assistir à presença crescente de grupos organizados, que praticamente tinham desaparecido nos últimos dois anos. “Dioceses, paróquias, movimentos e congregações religiosas têm vindo a retomar progressivamente as suas peregrinações a Fátima. Vemos também regressar os grupos de peregrinos estrangeiros, tão pouco presentes nos últimos dois anos e, em alguns momentos, totalmente ausentes de Fátima”, afirmou.
Leia a notícia na íntegra na edição impressa de 20 de Maio de 2022.