A condizer com o ambiente que ali se respira, a sessão decorreu num tom informal e com a presença de Gonçalo Pereira Rosa, director da revista, e dos coordenadores científicos deste número especial, Marco Daniel Duarte, director do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima, e José Eduardo Franco, director do Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta.
Pedro Augusto Silva, sócio-gerente do Luz Houses, deu as boas-vindas aos convidados, entre os quais se destacam o presidente do Município de Ourém, Luís Albuquerque, e o presidente do Turismo Centro de Portugal, Raul Almeida. E não escondeu o “orgulho enorme” pelo facto de aquele espaço ter sido o local escolhido para o lançamento deste dossier sobre Fátima, um tema e um local “que diz muito a todos nós”.
Gonçalo Pereira Rosa começou por reconhecer que esta temática “foge um bocadinho” daquilo que “estamos habituados a dar atenção”. Porém, confessou que o “grande desafio” foi precisamente “sair um bocadinho da nossa zona de conforto” e “focarmo-nos num assunto que tem uma linguagem própria, tem especialistas com os quais habitualmente não privamos e dispõe até de uma linguagem iconográfica que nós não dominamos”. Segundo o responsável, “os leitores serão os grandes juízes se fomos ou não bem-sucedidos”.
O jornalista aproveitou a ocasião para agradecer a Marco Daniel e José Eduardo Franco. Nas suas palavras, “fizeram um trabalho notável”. Depois, estendeu o seu agradecimento aos autores – na sua grande maioria historiadores e investigadores - que aceitaram colaborar neste número. “Escrever para o leitor profano é um dos maiores desafios do historiador, porque ele vai encontrar do outro lado muitas vezes estereótipos, ideias feitas, mitos, barreiras e apraz-me registar que, sem excepção, todos os autores contactados aceitaram a missão e cumpriram-na exemplarmente”.
Leia a notícia completa na edição impressa do Noticias de Fátima no dia 24 de maio de 2024.
Como colaborar | Notícias de Fátima (noticiasdefatima.pt)