“Não trago agenda nem programa feitos e peço, antes de mais, que me aceiteis em nome do Senhor. Eu também começarei por aceitar e inserir-me na vida que está em curso nesta Igreja”, referiu.
D. José Ornelas assume para si e para a diocese de Leiria-Fátima o mesmo sonho do Papa: “Mas trago um sonho: é aquele para o qual o Papa Francisco convocou toda a Igreja em processo sinodal: a reunião de irmãos e irmãs, que se colocam à escuta da Palavra de Deus e do seu Espírito, para formarem uma Igreja em comunhão apesar da diversidade dos que a compõem; uma Igreja de participação activa de todos, segundo os carismas e funções de cada um; uma Igreja em saída missionária, próxima dos mais fragilizados e excluídos da terra, acolhedora do estrangeiro e do que é diferente, como sinal e laboratório de um mundo melhor”.
O novo bispo saudou os “irmãos e irmãs da Diocese de Leiria-Fátima”, as personalidades, autoridades e instituições civis e religiosas presentes. Deixou uma palavra de agradecimento a D. António Marto, a quem sucede e a quem manifestou a sua “amizade”, e também a “admiração e grata estima” pelo percurso realizado ao longo dos 16 anos em que serviu como bispo diocesano. Dirigiu-se também aos padres de diocese, aos seminaristas, aos religiosos e religiosas, aos vários movimentos e serviços diocesanos. Aos jovens fez um pedido especial: “O percurso sinodal em que estamos empenhados e a Jornada Mundial da Juventude que estamos a preparar são ocasiões de participação activa que não podeis perder”.
“Convosco, aprenderei a ser desta Igreja e destas terras, cidades e gentes de Leiria, sob o exemplo e inspiração de Maria, Mãe da Igreja que, em Fátima, nos veio mostrar o carinho de Deus, em tempos de guerra, de pandemia e aflição, como hoje, num diálogo simples e materno com três crianças”, disse.
Em Fátima a 20 de Março
D. José Ornelas presidirá pela primeira vez em Fátima como bispo titular da diocese à missa das 11h, no dia 20 de Março, na Basílica da Santíssima Trindade, no Santuário de Fátima, anunciou a instituição.
Créditos da fotografia: Agência Ecclesia / Arlindo Homem