O antigo director do Colégio de São Miguel e fundador da Fundação Arca da Aliança pediu uma festa simples. E fizeram-lhe a vontade. O dia começou com uma missa, presidida pelo padre Joaquim Ventura e concelebrada por monsenhor Luciano Guerra e pelos sacerdotes José Augusto Leitão e Benevenuto Morgado, durante a qual agradeceu a longa vida sacerdotal e recordou os primeiros sinais da sua vocação. Segundo o sacerdote, surgiram quando estava a participar numa peregrinação nacional das crianças a Fátima, com o seu pároco e com as crianças da sua terra natal, o Juncal.
Organizada pelo conselho de administração da Fundação Arca da Aliança, esta homenagem pretendeu assinalar os 70 anos de ordenação sacerdotal do padre Ventura, mas também demonstrar gratidão por todo o seu empenho em prol da Fundação Arca da Aliança, instituição que este ano celebra 25 anos de existência e que terá uma exposição no Posto de Turismo de Fátima a partir de 5 de Agosto, com inauguração às 16h.
Na edição de 5 de Julho daremos destaque à festa do jubileu sacerdotal, com um testemunho de muitos amigos e do próprio padre Ventura.