A peregrinação internacional aniversária de Outubro é presidida pelo arcebispo de Manaus, no Brasil, cardeal D. Leonardo Ulrich Steiner.
Nomeado arcebispo metropolitano de Manaus em Novembro de 2019 e criado cardeal pelo Papa Francisco, em Maio de 2022, D. Leonardo Ulrich Steiner intervirá na celebração da palavra na noite de 12 de Outubro e na missa internacional, na manhã do dia 13.
A peregrinação de Outubro celebra a aparição de Nossa Senhora ocorrida a 13 de Outubro de 1917, na Cova da Iria, à qual se estima que tenham assistido entre 50 mil a 70 mil pessoas.
De acordo com o relato que consta das memórias da irmã Lúcia, a mais velha dos Três Pastorinhos, Nossa Senhora expressou, nessa ocasião, um pedido concreto: “que façam aqui uma capela em minha honra, que sou a Senhora do Rosário, que continuem sempre a rezar o terço todos os dias”.
Para as celebrações de 12 e 13 de Outubro estavam inscritos, até ao fecho desta edição, nos serviços do Santuário, 113 grupos de peregrinos, a maior parte provenientes do estrangeiro. Serão 22 os países representados: Alemanha, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, Costa Rica, Croácia, El Salvador, Eslováquia, Espanha, Estados Unidos, Filipinas, França, Haiti, Ilhas Maurícias, Irlanda, Itália, México, Polónia, Reino Unido, Suíça, Vietname. De Itália e Polónia provém o maior número de grupos de peregrinos: 24 e 14, respectivamente.
De Portugal estão inscritos grupos das dioceses de Braga, Aveiro, Évora, Portalegre-Castelo Branco e Lisboa.
Programa
No dia 12 são momentos significativos a Procissão Eucarística (17h30), o Rosário (21h30) na Capelinha das Aparições, a Procissão das Velas e Celebração da Palavra (22h30), e a Procissão do Silêncio (23h). No dia 13 destacam-se o Rosário, às 9h30, na Capelinha das Aparições, e a partir das 10h, a procissão para o altar, missa, bênção dos doentes e procissão do adeus.