Na nota introdutória de ‘In Aeternum cantabo’, o padre Artur Oliveira, sacerdote da diocese de Leiria que durante muitos anos teve a cargo a direcção musical do Coro do Santuário de Fátima e que é colaborador deste secretariado nacional da Igreja Católica, explica que o livro integra “música litúrgica a abarcar os domingos, solenidades e festas do ano, na maioria com os textos consagrados no Missal e Lecionários”.
Na apresentação de ‘In Aeternum cantabo’, o cardeal D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, referiu que o padre Artur Oliveira ao escolher para título da obra ‘Cantarei eternamente – as misericórdias (maravilhas) do Senhor’, “deixa ver a compreensão da música litúrgica que está presente nas suas composições” e deseja comunicar aos fiéis, particularmente aos cantores, segundo a orientação do Concílio Vaticano II, na Constituição sobre a Sagrada Liturgia.
A“volumosa obra”, considera o cardeal, vai “enriquecer o património da música litúrgica” em Portugal, que espera que “ajude o povo de Deus a cantar, interiorizar, saborear e testemunhar a beleza da presença, da santidade e da misericórdia do Senhor no meio do seu povo, da comunhão fraterna e da alegria do Evangelho”.
‘In Aeternum cantabo’ pode encomendado no sítio online do SNL: www.liturgia.pt
NF (com Ecclesia)