Na prática, e porque o Workshop Internacional integra, além do momento protocolar de abertura e conferência, a organização de uma bolsa de contactos digital que se estrutura em reuniões pré-marcadas de 15 minutos segundo escolhas feitas pelos hosted buyers (compradores) e suppliers (fornecedores), a ACISO está a desenvolver no site do evento uma ferramenta para a escolha ordenada das preferências das contrapartes, comprometendo-se o Politécnico de Leiria a organizar o algoritmo de suporte ao agendamento das reuniões, com vista a otimizar as escolhas desses participantes. O desafio prende-se esta edição com o facto de o evento ser online, com a necessidade de juntar para as reuniões de negócios pessoas e entidades em fusos horários diferentes.
Este ano, como novidade do acordo de cooperação, a ACISO convidou o Politécnico de Leiria a organizar um webinar no formato de mesa redonda sobre a temática do Turismo Religioso, a disponibilizar online como momento integrado no programa do evento. Este momento formativo terá a coordenação da professora Maria da Graça Poças Santos, docente e investigadora do IPL, e um programa próprio a anunciar em breve. Na sessão protocolar, Rui Pedrosa confirmou a aceitação deste desafio por parte da instituição de ensino superior, por possibilitar ao IPL “voltar a assumir um papel relevante do ponto de vista científico neste evento, discutindo ciência e a importância que o turismo religioso tem do ponto de vista científico”.
Em informação enviada às redacções pela ACISO, é referido que Rui Pedrosa começou por endereçar a “disponibilidade e solidariedade” do IPL para com os empresários associados da ACISO, que “terão passado seguramente um ano e meio complexo, difícil, bastante desafiante, porque os contextos da pandemia mudaram o panorama global da mobilidade, com implicações nas estruturas suportadas, no caso, pelo turismo religioso”. Sobre o acordo estabelecido, o presidente afirmou a sua satisfação por o IPL “reforçar a modalidade de cooperação com a ACISO” e elogiou a associação empresarial por, neste contexto atual, “continuar a sua actividade, proactividade, e pelo esforço para manter estas actividades”. “Demostra que estamos ao serviço da sociedade e queremos ajudar os nossos parceiros – a ACISO é um parceiro importante e com muito gosto assinamos este protocolo”.
Em nome da ACISO, Purificação Reis deixou o agradecimento ao IPL, sublinhou a colaboração mútua entre as duas entidades, e “a excepcionalidade da edição deste ano, por, ao contrário do inicialmente previsto e desejado, se ir realizar online, com a variável adicional dos fusos horários como novo desafio colocado ao IPL”. “Com o IPL temos o histórico desta disponibilidade, desta abertura, desta participação e ligação às empresas no desenvolvimento de projetos e a própria tradição de relacionamento com a ACISO, que da nossa parte agradecemos e não queremos perder de vista”, afirmou Purificação Reis.
Com as inscrições a decorrer tanto para a sessão de abertura/conferência como para os contactos de negócios, a organização indica até ao momento estão inscritos para esta edição mais de 100 hosted buyers e 70 suppliers, de 40 países.
Fotografia: ACISO