Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB
Home Sociedade Assembleia de Freguesia manifesta “profundo pesar” pelo falecimento de Sérgio Ribeiro

Assembleia de Freguesia manifesta “profundo pesar” pelo falecimento de Sérgio Ribeiro

Sociedade - 9 de maio, 2024
A Assembleia de Freguesia de Fátima aprovou por unanimidade, na reunião de 30 de Abril, um voto de pesar pelo falecimento do Professor Sérgio Ribeiro, que partiu no passado dia 29 de Abril, aos 88 anos.

No voto de pesar, a Assembleia escreve Sérgio Ribeiro como um “homem de um profundo humanismo” e uma “figura incontornável na história do concelho de Ourém, que foi preso político, autarca, eurodeputado, professor universitário, dirigente associativo, escritor e jornalista”.

Nascido no Zambujal, aderiu ao PCP em 1958, no mesmo ano em que terminou o curso de economista. Em 17 de Maio de 1963 foi preso e levado para o Aljube, onde permaneceu um ano sem julgamento. Deixou aliás as recordações desse tenebroso período no livro 50 anos de economia e militância.

Em 1969, integrou a lista de candidatos a deputados por Leiria, que concorria em nome da Oposição Democrática, ao lado de nomes como Vasco da Gama Fernandes e Henrique Neto.

Participou no 2.º Congresso Republicano de Aveiro em 1969 e fez parte da Comissão Nacional do 3.º Congresso da Oposição Democrática, realizado em 1973 em Aveiro.

Entre 1969 e 1974, teve uma intensa actividade política, colaborando em publicações como a Seara Nova e Diário de Lisboa. Seria novamente preso e enviado para Caxias, onde estava quando se deu o 25 de Abril de 1974.

Após o 25 de Abril, foi deputado à Assembleia da República nos anos 80, consultor chefe da missão BIT/OIT em Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e outros países africanos, tendo integrado a delegação portuguesa à Conferência Internacional do Trabalho em 1974 (Genebra) como delegado governamental. Foi director-geral do Emprego. Foi igualmente deputado no Parlamento Europeu de 1990 a 1999, em 2004 e 2005, tendo sido Questor entre 1994 e 1999. Membro de várias comissões do Parlamento Europeu e do seu intergrupo para as questões de Timor-Leste. Foi ainda membro da Assembleia Municipal da Amadora e da Assembleia Municipal de Ourém e fundador do Conselho Português para a Paz e Cooperação. Com uma vida bastante preenchida, doutorado em Economia, foi também professor universitário e trabalhou, como técnico das Nações Unidas, em África.

 

Leia a notícia completa na edição impressa do Noticias de Fátima no dia 10 de maio de 2024.

Como colaborar | Notícias de Fátima (noticiasdefatima.pt)

Mais Notícias Sociedade