Pelo seu interesse partilhamos o artigo na íntegra:
Ao fim de vários meses a sermos “inundados” com notícias acerca da pandemia, ouvimos falar da tão aguardada chegada das vacinas... Mas, como funciona a vacina afinal? Tem efeitos adversos? E como podemos saber quando vamos ser vacinados? As vacinas são preparações que ajudam o organismo a criar imunidade (imunidade adquirida) contra uma doença em particular.
As vacinas contra a COVID‐19 contêm uma sequência do RNA do coronavírus, ajudando o nosso corpo a reconhecê‐lo e a desencadear uma resposta imune, caso entremos em contacto com o vírus, posteriormente. Assim, o nosso organismo adquire imunidade contra o mesmo.
Tal como com as restantes vacinas, a vacina contra a COVID‐19 poderá causar uma reacção inflamatória no local de picada, sendo este o efeito adverso mais comum.
Então, quando poderemos ter acesso à vacina? A campanha nacional de vacinação contra a COVID‐19 vai abranger toda a população residente em Portugal e é composta por 3 fases, de acordo com factores como a idade, a profissão e patologias diversas. De forma a sabermos em qual das fases vamos ter acesso à vacina, podemos contactar a nossa unidade de saúde. Em alternativa, a Direcção Geral de Saúde possui um site, onde podemos responder a um questionário para, rapidamente, sabermos em que fase vamos ser vacinados.
Posteriormente, na altura adequada para sermos vacinados, iremos ser avisados pelo Serviço Nacional de Saúde através de um SMS, com a data e o local de vacinação.
Em suma, vacinarmo‐nos contra o coronavírus é uma “arma” essencial, que nos protegerá contra formas mais agressivas da doença e ajudará a quebrar as cadeias de transmissão. Ainda assim, e mesmo após termos sido vacinados, não podemos descurar as medidas de desinfecção das mãos, o uso de máscara, o distanciamento social e o uso da etiqueta respiratória.
Fiquem seguros!