A entrega da primeira medalha a Miguel Tristão e a Teresa Santos em representação do Movimento Mira-Minde, fez-se em reconhecimento do trabalho desenvolvido no âmbito da natureza e da comunidade. O momento deu-se depois de uma visita guiada ao Polje de Mira-Minde, liderada por dois elementos do movimento.
O grupo de rotários teve a oportunidade de descobrir a riqueza da flora e da fauna do local e recebeu uma introdução à natureza geológica única do local. Pedro Custódio, presidente do clube, sublinhou a extraordinária acção que a Associação Movimento Mira-Minde tem tido na interpretação e divulgação daquela área.
O mesmo grupo beneficiou depois de uma visita ao MIAT, onde percorreu a história da actividade industrial e artesanal do têxtil. Ao entregar a medalha a José Paulo Batista, Pedro Custódio enalteceu o fantástico trabalho desenvolvido pelo MIAT, referindo que “esse esforço é fundamental para revisitar a história, para guardar memória, para elogiar o esforço das gerações anteriores mas principalmente para proteger o conhecimento produzido naquela região para as gerações futuras.