“O Anglia é um carro histórico, é o primeiro modelo da marca norte-americana Ford produzido na Europa, nomeadamente em Inglaterra, em 1939”, explica Paulo Rogério.
São trazidos ao encontro 22 anglias, de diferentes modelos, incluindo um modelo desportivo que concorre nas provas nacionais de clássicos, que fica em exposição.
Já os participantes são mais do que os veículos, vindos do norte ao sul do país. “Até um participante da Madeira, que não traz o Anglia dele, mas vem de propósito para este encontro”, refere Paulo Rogério.
O programa inicia com a concentração às 9h junto do Salão de Festas de Boleiros, seguindo-se o pequeno-almoço no Salão e logo depois a bênção dos veículos.
O grupo ruma de seguida em caravana a Aljustrel, para uma visita à casa dos Pastorinhos, e depois para uma visita às Grutas da Moeda, em São Mamede. O percurso continua pela serra, via Alqueidão da Serra, até Porto de Mós, onde terá lugar o almoço-convívio.
De tarde, os participantes visitam o Castelo de Porto de Mós, e, no regresso a Fátima, o trajeto far-se-á em direcção à Pia o Urso, para uma visita à aldeia e para uma ginjinha.
O final do roteiro é a Cova da Iria para uma visita dos participantes à Capelinha das Aparições.
Imagens: O logótipo oficial do encontro e dois modelos Anglia da marca