“Chegou a hora de se criar um monumento ao Soldado da Paz na sua cidade, a cidade da Paz, Fátima, uma obra de arte que eternize a homenagem que todos lhe devemos”, disse Amorim Gonçalves, presidente da Associação Humanitária, que confirmou que projecto está “aprovado pelo Santuário, Junta de Freguesia e Câmara Municipal”.
O monumento será instalado/construído na futura rotunda João XXIII, na curva junto ao antigo campo do Estoril. “Estamos numa fase embrionária. Pretende‑se que seja uma obra de arte reconhecida além‑fronteiras de homenagem a todos os bombeiros do mundo”, disse.
No jantar de Natal destacou‑se a presença de muitas crianças, filhos e filhos dos bombeiros, a quem foram oferecidos presentes. O Pai Natal não se esqueceu dos formandos da Escola Comandante Costa Pereira e ofereceu‑lhes mochilas.
Participaram na festa representantes das principais forças civis e religiosas da cidade e das corporações de bombeiros vizinhas. A boa disposição, a música, a cargo de Bruno Ricardo, os jogos e o convívio imperaram. Amorim Gonçalves teceu um balanço positivo do trabalho desenvolvido pela direcção a que preside, agradeceu a dedicação dos restantes membros da equipa directiva, e recordou algumas iniciativas‑chave concretizadas desde 2018.
Concluiu que a corporação “está mais eficaz e melhor equipada”.