Vitória faz jus ao seu nome com a sua história de vida. Nasceu na aldeia de Moita do Martinho, freguesia de São Mamede. A sua infância não foi muito diferente da infância da maioria das crianças da sua idade. Não foi à escola e começou cedo a ajudar os pais na labuta do campo.
Dado a proximidade de Moita do Martinho e Fátima, ouvia com facilidade os sinos do Santuário e, nessa altura, já sonhava vir para cá. Acreditava que “o sol aqui brilhava sempre mais”. E quis o destino que se viesse a implantar “ao pé de Nossa Senhora” e, para a idosa, grande devota da Virgem, isso “não tem preço”.
Completa em Fevereiro do ano que vem 90 anos, mas a idade não lhe roubou a vitalidade, a elegância e o brio - gosta de usar maquilhagem e adornos, como brincos, colares, pulseiras e lenços de seda. Diz que é “muito feliz” e tem orgulho no seu percurso de vida, mas avisa que a sua história “é muito complicada”.
O Notícia de Fátima foi conversar com a dona Vitória; a entrevista está disponível na íntegra na edição de 21 de Outubro de 2022