Fez um ano em Setembro de 2019, no dia 3, que uma parte do edifício do Salão Paroquial de Fátima está ocupado por um projecto especial: o Centro de Dia “Lembra-te de Mim”, valência da Santa Casa da Misericórdia Fátima Ourém vocacionada para o acolhimento e acompanhamento de pessoas com demência em fase inicial ou intermédia, a maioria com diagnóstico de Alzheimer.
À chegada, somos recebidos pela provedora, Fernanda Rosa, por Diana Silva, directora técnica da Santa Casa e por Preciosa Santos, psicóloga do Centro “Lembra-te de Mim” com acumulação de funções de direcção técnica, a cuja equipa se junta uma terapeuta ocupacional e uma ajudante de centro de dia. Os utentes são quinze, a lotação está esgotada.
O Centro funciona da 08h30 à 18h. Os utentes que residem em Fátima têm transporte da instituição, os que vêm de outros lugares são trazidos pelos familiares. Ficam bem entregues. Vê-se.
“O trabalho é relativamente fácil, porque a equipa é fantástica. Deus põe as pessoas certas no lugar certo, sabe?”, afirma Fernanda Rosa, que valoriza muito, além da formação e experiência das funcionárias, a sua entrega e dedicação ao projecto.
A reportagem completa foi publicada na edição de 18 de Outubro de 2019 do Notícias e Fátima.