Convite esse que foi reforçado por um amigo da associação, natural daquele país, mas a residir em Fátima, que acalentava o “sonho” de levar a mensagem de Fátima à sua terra.
Há dois anos que a Associação Mãos Unidas com Maria, cujo lema passa por levar a mensagem de Fátima além fronteiras através da caridade, estendeu a sua acção a Cabo Verde, tendo inclusive enviado dois contentores para aquele país. Coube à Cáritas Diocesana da Cidade da Praia distribuir os bens contidos no último contentor, que chegaram a mais de 300 famílias de 17 paróquias distintas.
“Este convite foi a cereja no topo do bolo. No fundo, o meu coração já lá estava, mas uma coisa era o meu coração lá estar e outra eram os meus olhos lá irem”, refere Florinda, que foi acompanhada por outro elemento da associação. Alguns dias mais tarde, juntou-se às duas voluntárias o padre Alberto Galassi, da Comunidade dos Servos Coração do Imaculado Maria.
Durante a visita, que decorreu de 17 a 28 de Fevereiro, a comitiva foi recebida pelo bispo da Diocese da Cidade da Praia, cardeal D. Arlindo Gomes Furtado. “Foi um encontro muito frutuoso, encontrámos um acolhimento e uma gratidão muito grandes”, conta Florinda.
Além do encontro com o cardeal, houve tempo para visitar algumas famílias e instituições, entre elas a Cadeia Central da Praia. “Fomos muito bem acolhidos, sentimo-nos em casa”, refere a voluntária, que destaca um pormenor: “Em todas as casas, quer fossem de pedra, chapas ou de outra forma que não cabe na imaginação, havia sempre um crucifixo ou uma imagem de Nossa Senhora ou de um santo, havia sempre um pequeno altar, mesmo nas mais pobres, direi casa sim, casa sim”.
Leia a notícia completa na edição impressa do Noticias de Fátima no dia 15 de março de 2024.
Como colaborar | Notícias de Fátima (noticiasdefatima.pt)