O deputado do MOVE, Filipe Mendes, alertou, na sessão da Assembleia Municipal de Ourém de 28 de Junho, para a "praga de pombos que existe em Fátima". Nas suas palavras, a situação é "assustadora". "Eu não tinha ideia até me levarem a ver um prédio, é verdadeiramente assustador", afirmou, considerando que o problema não pode ser ignorado.
O presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Albuquerque, reconhece que "os pombos são efectivamente uma praga grande", mas diz não saber como resolver o problema. "Já mais gente nos reportou esse problema", afirmou, referindo que o problema também afecta Ourém, mas não com tanta "gravidade".
Filipe Mendes chamou ainda a atenção para "os fios de electricidade e de telecomunicações que por aí há". "É assustadora a forma como esses fios se apresentam, não sei se isto um dia poderá trazer um perigo maior", afirmou, defendendo: "Devia haver algum respeito por parte das empresas face aos habitantes. Às vezes nestas localidades grandes não se nota muito, mas nas localidades mais pequenas o desrespeito é brutal", acrescentou, enquanto apelava "à câmara para fazer uma análise e tentar ver
que volta é que se há-de dar ao problema".