“Rezam as crónicas que já nos anos 30 o bispo de Leiria fundador do Santuário, D. José Alves Correia da Silva, antevendo a dimensão e alcance da devoção de Fátima, sonhou com a construção dum aeroporto que a pudesse servir. Foi hoje finalmente possível conceber um projecto aeroportuário que serve na perfeição não só a região de Lisboa e a região centro, mas também Fátima”, disse, referindo-se ao projecto do novo aeroporto em Santarém, que ficará a menos de 20 minutos da cidade mariana.
“Este é o projecto em análise que, servindo todo o País, mais contribui para a coesão territorial e para o desenvolvimento turístico de toda a região centro”, realçou. E apelou “às autoridades competentes que garantam que o futuro aeroporto seja construído onde realmente poderá contribuir de forma significativa para o crescimento e coesão de todo o território nacional, contribuindo também para a continuidade do sucesso de Fátima”.
Fátima regista mais de um milhão de dormidas
De acordo com a empresária, a cidade altar do mundo, só no ano passado, teve “seis milhões e oitocentos mil peregrinos registados no Santuário de Fátima” e conta com uma “oferta hoteleira ímpar”, composta por “mais de 80 estabelecimentos de alojamento turístico, de entre os quais 50 são hotéis”. Destacou ainda as dormidas: “Neste pequeno território temos mais de um milhão de dormidas anuais, 70% das quais são internacionais e com grande expressão em mercados de longa distância”.
Leia a notícia completa na edição impressa do Noticias de Fátima no dia 1 de março de 2024.
Como colaborar | Notícias de Fátima (noticiasdefatima.pt)