Numa nota enviada às redacções e baseando‑se nos resultados publicados esta semana pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o Turismo Centro de Portugal deixa antever que “este vai ser o melhor ano de sempre para a actividade turística na região, tanto a nível de hóspedes como de dormidas e de receitas”.
De acordo com os dados do INE, entre Janeiro e Outubro, foram conta bilizados 3,58 milhões de hóspedes na região, mais 5,17% do que no mesmo período de 2018.
No indicador das dormidas, o Centro de Portugal cresceu 4,15% nos primeiros dez meses do ano – acima dos 3,74% de subida da média nacional. Os números são positivos tanto nas dormidas de visitantes nacio nais como internacionais: respectiva mente, mais 5,23% e mais 2,88%.
Em valores absolutos, contabili zaram‑se 6,23 milhões de dormidas entre Janeiro e Outubro, mais 250 mil do que nos mesmos meses do ano anterior. A evolução nas dormidas e nos hóspedes tem reflexos muito ani madores nas receitas. Entre Janeiro ‑ Outubro de 2018 e Janeiro‑Outubro de 2019, há a registar um crescimento de 6,17% nos proveitos totais da actividade turística no Centro de Portugal, que ultrapassaram os 310 milhões de euros.