Neste momento, residem pessoas de 71 nacionalidades diferentes no concelho de Ourém. Este dado foi avançado pela secretária de Estado para a Integração e as Migrações, que veio a Ourém no passado dia 20 de Junho, Dia do Município de Ourém e também Dia Mundial do Refugiado, assinar o protocolo para a implementação do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes.
Para Cláudia Pereira, esta multiplicidade de nacionalidades "é uma riqueza imensa".
Segundo a governante, os imigrantes representam 5% (2160 imigrantes) da população do concelho, que ronda os 44 mil habitantes. Desse número, há três nacionalidades que se destacam, totalizando mais de metade da população estrangeira do concelho: brasileiros (60%), ucranianos e romenos. Mas "também há outras nacionalidades expressivas", como italianos, franceses, espanhóis, chineses, indianos, paquistaneses e angolanos, referiu Cláudia Pereira. Adiantou também que Ourém é o segundo concelho do distrito de Santarém com mais imigrantes.
Ainda de acordo com a secretária de Estado, "o número de portugueses no estrangeiro é cerca de 2,3 milhões, ou seja, 22% da população portuguesa é emigrada". Quanto ao número de estrangeiros em Portugal, é cerca de 7% (perto de 700 mil), referiu Cláudia Pereira, que revelou ainda outros dados. Segundo a governante, em 2015 havia 37 mil crianças estrangeiras nas escolas e, agora, há 53 mil. Na sua perspectiva, "é um grande aumento".
Importa destacar que o Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes - CLAIM funciona de segunda a sexta-feira, entre as 09h e as 17h. Os contactos são os seguintes: Telefone: 249 070 305 / 911 750 283; e-mail: claim@cm.ourem.pt
Com a inauguração do Centro CLAIM de Ourém a Rede CLAIM alcança 125 centros instalados em território nacional, aos quais se somam os três Centros Nacionais de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM), em Lisboa, no Porto e em Faro.
Os dados completos sobre a situação da imigração no país e em concreto no concelho de Ourém estão disponíveis na edição impressa de 2 de Julho de 2021.
Créditos da Fotografia: Alto Comissariado para as Migrações