A Tejo Ambiente irá efectuar testes de fumo na Rede Pública de Saneamento de Fátima a partir do dia 26 de Abril e irão decorrer até ao final do mês de Julho.
Numa nota enviada às redacções, a empresa intermunicipal de ambiente do Médio Tejo explica que “os testes de fumo consistem na injecção de fumo nos colectores de águas residuais, de modo a identificar problemas estruturais, defeitos nas juntas, captações indevidas de águas pluviais e outras irregularidades. O fumo utilizado é produzido especialmente para estes ensaios. É inócuo, não apresentando riscos para a saúde humana, dos animais ou das plantas. Não deixa vestígios, nódoas, nem potencia o risco de incêndio”.
“A realização deste tipo de testes torna-se importante, uma vez que as redes de esgoto foram projectadas para receber águas residuais e não água das chuvas ou de lençóis freáticos. Estas afluências indevidas podem acontecer por via de ligações prediais mal efectuadas ou condutas estaladas ou mal isoladas, verificando-se em dias de fortes chuvadas um aumento do caudal da rede de esgotos contribuindo para o aumento significativo dos custos de exploração das estações de tratamento de águas residuais (ETAR)”, acrescenta ainda, referindo que estes testes fazem parte dos programas de manutenção das redes de saneamento geridas por esta empresa intermunicipal.
A Tejo Ambiente irá proceder à distribuição de folhetos informativos junto dos habitantes de cada um dos locais onde ocorrerá a intervenção.
Para qualquer dúvida ou esclarecimento, deverá contactar, o telefone 808 200 376 (custo de chamada local).