“O papel dos incentivos às empresas no estímulo à inovação e à competitividade” foi o tema da conferência promovida pelo Rotary Club de Fátima, na sexta feira, 24 de Junho, ao fim da tarde, no Hotel Fátima. A iniciativa teve como orador o ouriense Nuno Mangas, que desempenha actualmente as funções de presidente da Comissão Directiva do Programa Operacional Temático Competitividade e Internacionalização (Compete 2020), e foi dirigida aos empresários do concelho de Ourém.
Antes de passar a palavra ao orador, o presidente do Rotary Club de Fátima, Amorim Gonçalves, agradeceu‑lhe a disponibilidade. Introduzindo o tema que serviu de mote à conversa, o empresário reconheceu que “ao longo da nossa história passaram muitos fundos por Portugal, desde o ouro do Brasil, às especiarias da Índia e mais recentemente os fundos da União Europeia e, apesar disso, ainda não nos desenvolvemos como deveríamos”.
Nesta perspectiva, Amorim Gonçalves defendeu que é preciso “sermos eficazes na aplicação dos fundos”.
Nuno Mangas começou por explicar a escolha do tema da sessão. “Pareceu‑me que seria interessante abordar este tema porque estamos numa terra de grande empreendedorismo, com muitas empresas, com muita capacidade de fazer acontecer”, afirmou.
A reportagem sobre a palestra de Nuno Mangas pode ser lida na íntegra na edição de 1 de Julho de 2022