A Santa Casa da Misericórdia de Fátima-Ourém organizou na sexta-feira, 18 de Março, um jantar-convívio onde deu a conhecer o seu mais recente projecto de intervenção comunitária: o EMMILEA (Equipa Móvel Multidisciplinar de Intervenção Local Especializada e Auto-ajuda).
Coube à directora técnica da instituição, Diana Silva, apresentar o novo projecto, fruto da aprovação de uma candidatura ao Portugal Inovação Social, que irá assegurar 68 mil euros do valor total do projecto (140 mil euros). A restante verba será suportada por investidores sociais públicos e privados, entre eles a Câmara Municipal de Ourém, que irá garantir um apoio de 14 mil euros.
Dirigido a doentes de grande dependência (mas que ainda se mantêm no seu domicílio), e a cuidadores informais, dando especial importância a situações em isolamento social e de carência socioeconómica, este projecto “vem reforçar e dar mais qualidade” ao serviço de apoio domiciliário e nasceu da necessidade que a Misericórdia de Fátima e Ourém sentiu no âmbito das respostas que já prestava nesta área, bem como ao nível do Gabinete de Apoio ao Familiar e Doente de Alzheimer. Outra particularidade deste projecto “inovador” prende-se com a sua abrangência: é concelhia, não se limita apenas à freguesia de Fátima.
Leia a notícia na íntegra na edição impressa de 01 de Abril de 2022.