Fernanda Rosa, assistente social de formação e técnica superior de reinserção social na Direcção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais a coordenar a Equipa de Santarém, é a provedora da Santa Casa da Misericórdia de Fátima, cargo não remunerado, assim como todos os outros cargos da Direcção.
“Ser provedora exige disponibilidade, trabalho, mas é o trabalho que faz as grandes obras, mesmo quando deixar de ser provedora, ficarei ligada a este projecto ”, diz.
Fernanda Rosa fala sobre a instituição com carinho e revela os sonhos e projectos bem reais que gostava de ver realizados antes de terminar o seu mandato de provedora, em 2022. O maior de todos os projectos é a construção, no Moimento, das futuras instalações sede da Santa Casa da Misericórdia de Fátima Ourém. Os primeiros passos estão dados.
O terreno existe, duas parcelas compradas por valor simbólico à Junta de Freguesia de Fátima, num total de 4 mil metros
quadrados, no centro da aldeia do Moimento. O projecto de arquitectura foi aprovado este Verão pela Câmara Municipal de Ourém. Até ao final do ano serão entregues para aprovação os projectos das especialidades
O custo da obra, a implantar numa área de 2.500 metros quadrados, está orçado em três milhões de euros, estando a instituição a preparar candidatura ao PARES – Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais, entre outros apoios que espera conseguir.