Neste caso, “a iniciativa partiu de uma colaboradora que ofereceu um porco para nós as‑ sarmos no espeto. Então, a equipa técnica teve a ideia de fazer uma festa para a comunidade da Arca da Aliança. Tentámos envolver todos os colaboradores, cada um contribuiu com um bolo ou um doce”.
E convidámos todas as famílias a participar, as crianças e os técnicos do Lar de Infância e Juventude [LIJ] da Arca da Aliança, e todas as pessoas que ajudam a Fundação Arca da Aliança”, explicou, referindo que “mais do que angariar fundos, o objectivo é promover o convívio e a pertença à Fundação”.
Entre os convidados, estava o presidente da Fundação Arca da Aliança, Padre Joaquim Ventura, que se mostrou feliz por ver a casa cheia. Segundo as suas palavras, este projecto “é parte da concretização de um sonho”. “O sonho era mais alargado, era intergeracional, agora é semi‑intergeracional, porque temos apenas jovens da nossa casa [LIJ] e, pontualmente, as crianças que vêm aqui das escolas”, explica, lembrando que o projecto inicial “era mais global, com os vizinhos de ao pé da porta a viverem no mesmo projecto, entre jovens e idosos”. Ainda assim, mostrou‑se feliz e contente, porque os idosos e as famílias também estão felizes”.