Ao Notícias de Fátima, Illia Shyichuk, da Somos Unidos, refere que o almoço foi o modo que a associação encontrou para agradecer aos bombeiros de Fátima pelo serviço prestado à população nos últimos tempos, sobretudo no combate aos incêndios na região.
As entradas, os pratos principais e as sobremesas foram receitas típicas/tradicionais da Ucrânia, com uma mesa enfeitada a amarelo e azul, as cores da bandeira do país: Укр.сало (banha de porco com cebola), м’ясне асорті (várias carnes fumadas), Пельмені (pelmeni), Голубці (golubci – couve recheada), Деруни (deruny – panqueca de batatas), Налисники з м’ясом (nalusnyky – folhados com carne de vaca), борщ червоний (Borsch - sopa vermelha ), вареники з картоплі (varenyky – rissóis de batata).
A associação ofereceu uma garrafa de vodka com picante ao comandante Joaquim Gonçalves, que por sua vez entregou à Somos Unidos um galhardete da associação humanitária.
No dia seguinte, no perfil oficial do Facebook, em nome da Direcção, Comando e Corpo Activo, a Associação dos Bombeiros Voluntários de Fátima partilhou ter experimentado “várias iguarias" oriundas da Ucrânia, que "estavam bastante boas” e deixou um “muito obrigado”.
A Somos Unidos, anuncia Illia Shyichuk, prepara ainda para este mês, a comemoração do Dia da Independência da Ucrânia, que se celebra a 24 de Agosto, mas que será comemorado em Fátima, em local e com programa ainda a anunciar, no sábado de 27 de Agosto, para coincidir com o fim de semana.