Em comunicado, a Aciso informa que "a evolução da pandemia do SARS-COV-2, quer a nível nacional, quer a nível internacional, continua a demonstrar uma enorme instabilidade nos diferentes países representados no evento assim como uma grande instabilidade nas operações aéreas e nas regras aplicáveis à mobilidade dos participantes, motivo pelo qual foi necessário alterar o formato do WITR".
"A organização do evento esteve fortemente apostada na realização do WITR no formato presencial, motivo pelo qual tinha assumido o adiamento do evento, de Março para Junho 2021, na forte convicção de que seria uma data que garantiria a viabilização do formato presencial. Contudo, chegados a meados de Abril, constata não estarem reunidas as condições necessárias para a viabilização das viagens dos Hosted-Buyers, oriundos de mais de 30 países dos diferentes continentes", esclarece ainda.
"O formato virtual é um novo desafio abraçado com o mesmo empenho de sempre", salienta a Aciso, adiantando que "para a realização do WITR virtual foi desenvolvida uma plataforma própria que permitirá a realização das reuniões one-to-one, online, de acordo com o agendamento prévio das mesmas e permitirá ainda o carregamento de conteúdos digitais a cada supplier participante, funcionando como um espaço de exposição dos seus produtos e serviços. Também será carregada informação diversa de promoção turística do território, a qual ficará de fácil acesso aos participantes dos diferentes países, sendo um importante instrumento promocional do Turismo Religioso, Patrimonial, Cultural e de Natureza. A sessão de abertura e conferências terão transmissão na mesma plataforma".
"Na edição de 2020 participaram 133 hosted buyers, de 39 países; 115 suppliers e 40 expositores, realizando-se 4250 reuniões de contactos de negócio", recorda a Aciso, que diz estar confiante "que haverá também forte adesão ao evento no seu formato virtual".
As inscrições vão reabrir até 25 Maio, de forma a permitir que todos aqueles que tinham vontade de participar e que, dado o contexto pandémico não se tinham inscrito, o possam ainda fazer.