Uma delegação da Jordânia deslocar-se-á a Portugal para apresentar este país árabe localizado no Médio Oriente na manhã do dia 23 de Junho, durante a conferência (10h) que segue a sessão de abertura (9h) dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso (WITR), no Centro Pastoral de Paulo VI, na Cova da Iria.
A Jordânia tem como como capital a cidade de Amã, o árabe como língua oficial e o inglês como principal língua estrangeira. Conta com uma população superior a 10 milhões de habitantes, de acordo com dados de 2020 do Banco Mundial e Organização das Nações Unidas. Embora seja um país maioritariamente muçulmano, existem minorias cristãs e judias, que convivem umas com as outras na base do respeito.
Em 2008, a Portugal celebrou um acordo de cooperação no domínio do turismo com a Jordânia, no qual está expresso que "as partes incentivarão o intercâmbio de experiências nos domínios do turismo de saúde e de lazer, para além do turismo religioso como meio de conhecimento cultural mútuo".
Para as entidades organizadoras, além do convite a que a Jordânia se dê conhecer aos participantes nos WITR, a vinda da delegação a Portugal servirá também para dar a conhecer Portugal aos jordanos.
Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística, em 2017 foram registadas, em Portugal, 6 673 dormidas de turistas da Jordânia, 7 452 dormidas em 2018 e 8 598 dormidas em 2019. Na região Centro, os números seguiram a mesma tendência de crescimento, com 268 dormidas em 2017, 310 dormidas em 2018 e 334 dormidas em 2019. Em 2020, por força da pandemia, houve uma quebra nas dormidas, atingindo-se valores inferiores aos registados em 2017.
A 10.ª edição dos IWRT decorre entre 22 e 28 de Junho, em Fátima e na Guarda. A sessão de abertura e a conferência inaugural são abertas à participação de todos os interessados e realizar-se-ão na manhã do dia 23 de Junho com início pelas 9h. É necessária inscrição prévia, a qual pode ser efectuada no site oficial do evento (www.iwrt.pt/pt).